A gestão de contas a receber é um dos principais procedimentos de gestão financeira de uma empresa para a atualização das contas.
É uma organização que dá aos gestores uma ideia mais precisa de onde o dinheiro deve entrar em um curto espaço de tempo, o que, por sua vez, auxilia no melhor planejamento do fluxo de caixa.
Por isso, uma boa gestão de recebíveis é importante para melhorar o controle financeiro da empresa principalmente se a empresa busca estratégias inovadoras para torná-la mais eficiente.
O que é a gestão de contas a receber?
A gestão de contas a receber muitas vezes faz parte da rotina sem que os gestores percebam. No entanto, vale a pena entender o que é e os processos relacionados a pagamentos devidos à empresa.
Em outras palavras, envolve a abertura de um recibo Verificação de Compensação de Conta de Negociação que aceita cartões de crédito e outros métodos de pagamento aplicados. É também através desta gestão que o crédito é concedido e que são determinadas as condições ofertadas ao cliente.
Portanto, a gestão de contas a receber refere-se ao controle financeiro dos valores a serem recebidos pelos diversos meios de pagamento aplicados pela empresa.
1. Preste atenção ao preço correto do produto
Antes de gerenciar as contas a receber, você precisa certificar-se de que precifica seus produtos corretamente, para que isso não comprometa seu desempenho ou sua competitividade no mercado.
Se o preço definido for muito baixo em relação aos custos da empresa, as vendas devem ser alavancadas para alcançar um bom resultado. Por outro lado, os preços significativamente mais elevados do que a média do mercado dificulta a captação e retenção de clientes.
2. Preservar a taxa de retenção
Empresas com grande número de clientes podem perder o controle do churn (métrica que indica o número de clientes que cancelam em determinado período de tempo).
Este é um cálculo muito importante para os resultados do negócio e também faz parte da estratégia de Gestão do Devedor. Afinal, um cliente que rescindir o serviço significa uma redução de caixa.
Cuidar da retenção de clientes é uma tarefa contínua que não pode ser ignorada. Se sua taxa de retenção cair de forma anormal, você não poderá avaliar pagamentos alternativos ou acompanhar a jornada do cliente.
3 –Crie uma atração para antecipação
Nada melhor do que uma promoção para ganhar vantagem competitiva, certo? Ofereça benefícios de descontos gratuitos a descontos exclusivos aos consumidores que pagam antecipadamente.
Além de ser um mecanismo eficaz de fidelização de clientes, é um meio de antecipar suas contas a receber e garantir um controle ainda maior de suas finanças.
Uma vez que seu cronograma de contas a receber está configurado, você pode ver os valores que devem ser pagos e, se por algum motivo você precisar do dinheiro adiantado, você pode usar o processo de antecipação e ter controle total do impacto no seu cronograma.
4 – Controle a inadimplência
Ao estabelecer processos financeiros, é importante ter práticas de controle de inadimplência. Estabelecer procedimentos para identificar pagamentos em atraso e processar cobranças de dívidas.
Nesse caso, deve ser desenvolvida e implementada uma regra de cobrança que estabelecerá as práticas adotadas em cada situação. Também pode ser usado antes da data de validade, por exemplo, você pode evitar atrasos enviando lembretes de pagamento.
É importante identificar os problemas não resolvidos o mais cedo possível. Quanto maior o atraso, maior o prejuízo para a empresa devido à incapacidade de atingir o capital prescrito.
5 – Venda seus títulos
Outro passo que você pode seguir é vender seus recebíveis para a Podium. Dessa forma você recebe seu dinheiro de forma adiantada e nós cuidamos de toda a gestão de recebíveis para você. Entre em contato para saber mais.